HISTÓRIA

 

 

 

Oeiras 1981, dois jovens aprendizes de Óptica encontram-se à beira de um ataque de nervos. Plínio, com 22 anos, estava empregado na Óptica há cerca de 2 anos, juntamente com a sua mulher Ana de 20. Estão prestes a tomar um passo decisivo que ia mudar o rumo das suas vidas. Comprar a pequena loja da Rua da Figueirinha em Oeiras. As vendas não estavam famosas e os donos queriam trespassar o negócio.

 

A história começa…

Durante 10 anos trabalharam a solo e criaram desde muito cedo um conceito de Óptica muito próprio. A paixão pelo design e funcionalidade, elevou-os para um segmento de mercado onde qualidade é o mote. Desde muito cedo a aposta em marcas exclusivas, de elevada qualidade e estética intemporal, obrigaram a alargar os horizontes para além do tipo de Óptica que se praticava em Portugal. Prémios de montras abrem-lhes portas para além fronteiras e a cada viagem que fazem vêm com novas ideias. Londres, Amsterdão, Paris, Milão, Nova Iorque, Istambul, Viena, Veneza… são alguns dos locais que servem de campo de busca de novos conceitos, marcas e ideias.

Em 1998 inauguraram duas novas lojas no OeirasParque Shopping Center. As melhores marcas representadas em Portugal têm lugar cativo nas montras. São mais uma vez as apostas na qualidade, exclusividade de produto e excelência no serviço que fortalecem a posição.

É assumido um papel de destaque em função da variedade de serviços:

Optometria, Contactologia, Campimetria, Ortóptica, Tonometria, Topografia.

As necessidades visuais de cada portador são diferentes, o que levou as fábricas a desenvolverem tecnologias de personalização das lentes oftalmicas, especialmente as progressivas, coisa que não se pensava possível há 10 anos atrás. Adoptar as últimas tecnologias em lentes oftálmicas sempre foi um porta estandarte da marca.

Nas lentes de contacto, a formação é uma constante a fim de actualização de conhecimentos. O mercado muda e a ANDRÉ OPTICAS muda com ele, sempre na direcção do que é mais conveniente para o portador.

O reconhecimento das capacidades técnicas é de tal modo elevado que por diversas vezes faz parte de estudos experimentais de novos polímeros aplicados às lentes de contacto, colaborando com laboratórios como Ciba Novartis Company, Johnson and Johnson, Baush & Lomb em estudos de adaptação de novos tipos de lentes de contacto.

Em 2006 o destino encarrega-se de presentear uma oportunidade única, que a empresa procura há alguns anos. Adquire uma das Ópticas mais antigas do País, a Óptica do Chiado em plena Rua Garrett, que passa a fazer parte da família.

São introduzidas pela primeira vez em Portugal, marcas de óculos independentes como Cazal, Cutler and Gross, Dita, Oliver Peoples, Oliver Goldsmith, Mykita, Linda Farrow, Emmanuelle Khanh, Matsuda, André Courrèges… bem como serviços inéditos e desconhecidos do grande público.

A personalização de óculos, a execução de modelos à medida e gosto do cliente, as lentes coloridas tingidas no sosso atelier, a recuperação de óculos antigos e o personal digging e trouxe até nós a responsabilidade de  aconselhamento de imagem de artistas, actores, políticos, jogadores de futebol, DJ´s, apresentadores/as de televisão, cantores…

Em 2010 na mais luxuosa Avenida de Portugal, a Avenida da.Liberdade, no nr 136ª é inaugurada a flagship store da marca. Com 600 m2 o espaço foi criado e pensar no bem estar de quem mais importa. Ao serviço dos nossos clientes temos, estacionamento privado, jardim com lago, serviço de café gourmet e private Lounge, um espaço que idealizado para lhe proporcionar a melhor experiencia de compra possível. Desde os habituais serviços clínicos, ao fabrico de óculos por medida, da venda de acessórios e mobiliário para os clientes guardarem e arquivarem a sua colecção, a atelier para personalizar as suas peças, o nº136 da Av Liberdade veio redefinir o conceito de óptica e, para já, é o culminar de anos de paixao e dedicação a uma das mais nobres artes do mundo.